quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Dia de amar o seu corpo


Hoje, dia 17 de outubro é decretado o dia de amar o seu corpo. Essa iniciativa foi criada pela Organização Nacional da Mulher (National Organization for Womem Foundation - NOW) e busca o direito das mulheres. O projeto já está em sua 15ª edição e tem como intuito lembrar a nós, mulheres, a importância de admirarmos nosso corpo, livre de todo e qualquer padrão imposto pela mídia. 



Trata-se, certamente, de uma tímida revolução. Afinal, amar o seu próprio reflexo no espelho, com todas as curvas que "habilitariam" sites de beleza a lhe propor uma dieta surreal ou com toda a magreza que lhe condicionam a envergonhar-se por não ter sequer uma das tão idolatradas proeminências femininas, tornou-se um desafio. A estética adquiriu uma importância estratosférica na sociedade moderna e as mulheres tornaram-se as principais vítimas dessa indústria que as monta e remonta, com frequência, de acordo com seus interesses. Recursos como o uso excessivo de maquiagem e principalmente, ferramentas como o Photoshop nos iludem com capas de revista que condenam, nas entrelinhas, quem não procura ou mesmo cobiça essa busca eterna à perfeição. As passarelas, por exemplo, exibem cada vez mais e mais um padrão de magreza que beira transtornos tão comuns hoje em dia, como a anorexia ou a bulimia. Os programas de tv e até mesmo as novelas, nos mostram panicat's que parecem frequentar a academia por pelo menos 23h diárias e "gostosonas" que fazem os personagens masculinos babarem e as mulheres da trama invejarem. Até mesmo o facebook tem sido veículo dessa ditadura tão cruel, expondo imagens (amplamente compartilhadas) que fazem um comparativo entre a mulher "preguiçosa" que possui umas "gordurinhas" aqui e ali e a que se esforça (e por isso é bela) e expõe um corpo malhado e sarado. 

Diante disso, proponho a você (e até mesmo a mim mesma): AME SEU CORPO! Não ache normal ser maltratada por um mundo que lhe joga pra cá e pra lá, achando que pode moldá-la como massa de pão. Nossos corpos são unicamente nossos e são dignos da nossa própria admiração. Como incentivo, coloco aqui um trecho que está no site: "E para estas mulheres que são o alvo de mensagens dizendo a elas que o sucesso e a felicidade está numa beleza manufaturada, nós dizemos: 'Tudo bem ser você mesma - o seu verdadeiro eu é lindo'"




Um comentário:

  1. Adorei , acho que devemos nos aceitar como somos , e a melhor coisa pra se amar e se sentir a mulher mais linda do mundo mesmo com gordurinhas ou o cabelo bagunçado e saber que as pessoas te amam pelo que você é e não pela sua aparência , e melhor ainda e quando você tem o seu amor por perto fazendo você se sentir desejada e linda em qualquer circustancia , isso sim e amor e isso sim faz a gente se sentir a miss universso , bj <3 L.

    ResponderExcluir