segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fica a dica

Já reparou na quantidade de músicas em formato de declaração que tem por aí? São tantas mulheres com nome de música (ou vice versa) que se perde a conta. Muitas delas são daquelas que grudam na cabeça e não saem de jeito nenhum, daquelas que foram sua trilha sonora em outros carnavais ou ainda que lhe despertam uma nostalgia pra lá de prazerosa.

Tem coisa mais bonita do que o amor declarado assim em forma de música, poesia ou qualquer outro tipo de inspiração que venha diretamente do coração? Acho lindo demais da conta! E foi pensando sobre isso que fiquei mega curiosa para saber um pouquinho mais das histórias que haviam por trás dessas melodias, pesquisei e resolvi compartilhar as minhas três favoritas.


Carla - Ls Jack
A banda surgiu em 1997, mas esse sucesso aí só veio no ano de 2001, no terceiro disco de nome: V.I.B.E: Vibrações Inteligentes Beneficiando a Existência. A música tem uma letra bonitinha e sempre rola uma identificação com versinhos do tipo: "Eu te amei como jamais um outro alguém vai te amar'', sugerindo inclusive que a inspiração da música veio de um amor mal sucedido. Muito pelo contrário. A ''musa inspiradora'' da canção foi a ex mulher do vocalista Marcus Menna, com quem ele namorava desde os 16 anos e com quem teve uma filha. A homenagem eclodiu nas rádios de todo o Brasil e os dois se separaram no ano de 2006. De uma forma ou de outra, esse amor parece ter rendido bons frutos né.


Anna Júlia - Los Hermanos
Anna Júlia Werneck era estudante de jornalismo na Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) e foi lá que ela despertou a paixonite do estudante de direito e então produtor da banda Alex Werner. A timidez do produtor lhe impediu de qualquer tentativa de aproximação da moça e foi aí que o amigo dele, que também era vocalista e guitarrista do grupo, resolveu fazer proveito da sonoridade do nome da amada de Werner e ao mesmo tempo, ajudar o amigo. Em entrevista à Marie Clarie, Camelo disse É uma canção sobre o amor de quem contempla, o amor do observador", e não é que a declaração virou a febre dos anos 90? A propósito, a musa inspiradora só ficou ciente mesmo da paixonite de Alex depois que a música foi lançada e após idas e vindas, os dois engataram um breve romance.


Eduardo e Mônica - Legião Urbana
A música é uma composição de Renato Russo sobre um casal de amigos que morava em Brasília. A letra é apaixonante por contar tão detalhadamente os casos e acasos que o famoso relacionamento teve, desde o comecinho até o “felizes para sempre”, mesmo que por enquanto. A operadora Vivo fez inclusive um comercial no ano de 2011 em comemoração ao dia dos namorados e aos 25 anos da conhecida canção. Seja plágio ou não (polêmica em torno da propaganda da operadora ATL, lançada em 2000), o filme dirigido por Nando Olival e protagonizado pelos atores Pedro De Vitto e Thaís Medeiros, ficou muito bem feito e digno de exclamações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário